segunda-feira, 4 de maio de 2009

Perfil do Pastor Presidente - Roberto Jose dos Santos



Pastor Presidente Roberto José dos Santos

"Antes que te formasse no ventre, eu te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta".

As palavras de Deus dirigidas a Jeremias, são claramente evidenciadas na vida do Pr.Roberto José dos Santos.
Filho de Pedro Ambrósio dos Santos e de Rita Ferreira dos Santos nasceu na cidade de Surubim, interior de Pernambuco, em 18 de maio de 1965.

Desde cedo aprendeu junto com os seus 04 irmãos - Carlos, Carmem, Luis e Honorato - a conviver com as dificuldades da vida, impostas pela ausência do pai em sua criação. Sua mãe, desde então, teve um papel fundamental, tanto em sua formação espiritual, quanto na educacional, conduzindo-o de maneira diligente à igreja e à escola.
Seu aproveitamento escolar foi sempre exemplar, prova disto é que aos 16 anos concluiu o 2o grau e ingressou na Universidade Federal Rural de Pernambuco para cursar Estudos Sociais com Licenciatura em Educação Moral e Cívica.

Aos 17 anos, passava no vestibular pela segunda vez, ingressando na Universidade Católica de Pernambuco para cursar Ciências Jurídicas, na pretensão do Bacharelado em Direito. Aos 18, tentando ingressar na Universidade Federal, passa no vestibular pela terceira vez, ficando lotado na UNICAP onde já estava.

Contudo, aquele que se projetava na vida secular carregava em seu corpo as marcas de Cristo Jesus. Ainda aos 10 anos, em 1975, reivindicava o batismo nas águas, o que foi negado pelo Pastor da Igreja em Surubim, tendo em vista a sua idade. No entanto, mediante sua insistência e intervenção de sua mãe, o Pastor cedeu comentando: “É, irmã Rita, vamos batizá-lo. Não sabemos o futuro deste menino”. E em 7 de setembro de 1975, descia às águas batismais, tornando-se membro da igreja, aos 10 anos de idade.

Dez anos mais tarde, em 27 de dezembro de 1985, quando ia orar para dormir, ouviu a voz de alguém chamar pelo seu nome. Ao abrir a porta para saber quem era, não via a ninguém. Retornou ao quarto, e quando se ajoelhava recebeu o batismo com Espírito Santo e com fogo.

Sua infância foi na escola e no trabalho. Aos 7 anos confeccionava colchões de capim para ajudar na manutenção da família. Porém, em sua maturidade precoce, aos 23 anos assumia o cargo de Diretor Administrativo do Colégio Decisão, em Recife.

Em 1982 conhece a jovem Iraci Soares de Souza com quem começa a compartilhar grandes experiências e planos para um futuro feliz. Em 30 de maio de 1987, casou-se na congregação de Paratibe II, cujo celebrante foi o então Ev. Luiz Gonzaga. Deste matrimônio nasceram: Rebeca Lucena, hoje com 17 anos, e Roberta Lucena e Rafaela Lucena, gêmeas, hoje com 16 anos.

Em 1988, passou no concurso vestibular pela quarta vez, desta feita na Universidade Federal de Pernambuco, onde em 5 de agosto de 1992 concluiu o curso de Bacharel em Direito, e submetendo-se aos testes da Ordem dos Advogados do Brasil, recebeu a inscrição como Advogado.

Alcançou posição de alta responsabilidade na área secular como Procurador Jurídico da Câmara de Vereadores da Cidade do Paulista. As provas foram grandes e angustiantes, mas necessárias para justificar a chamada que estava por vir:

*
Cooperou como Professor de jovens e de adolescentes, Dirigente da Escola Bíblica Dominical e como Vice-Dirigente da UMADAL em Paratibe II.
*
Auxiliar de trabalho da lista oficial em 23 de abril de 1989.
*
Consagrado ao Diaconato da Igreja em 25 de fevereiro de 1990.
*
Dirigente da CEADAL em Paratibe III de 1990 a l991.
*
Consagrado ao Presbitério em 10 de fevereiro de 1991.
*
Consagrado ao ministério de Evangelista em 28 de fevereiro de1992.
*
Dirigente da Escola Bíblica Dominical do Templo Central em Abreu e Lima, no período de 1991 a 1994.
*
Estudou Teologia na Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus no Brasil, concluindo em 1995.
*
Mestrando em Teologia – Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste, 2007.
*
Idealizador e implantador do CABEDAL (Curso de Aperfeiçoamento Básico da Escola Bíblica Dominical em Abreu e Lima).
*
Secretário-Tesoureiro do Núcleo 761 da EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus), desde setembro de 1991.
*
Consagrado a Pastor em 13 de fevereiro de 1994.
*
Conferencista do 1º ENCONTRO NACIONAL DE SUPERINTENDENTES DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL, ministrado no Rio de Janeiro em 1996.
*
Responsável pela congregação em Cruz de Rebouças I, em Igarassu, de 17 de outubro de 1996 até 31 de dezembro de 1999.
*
Membro do Conselho Consultivo da UMADENE (União dos Ministros das Assembléias de Deus no Nordeste), no período de 1998 a 2003.
*
Membro do Conselho de Ética da UMADENE (União dos Ministros das Assembléias de Deus no Nordeste) no ano de 2004.
*
4º Secretário da Mesa Diretora da UMADENE (União dos Ministros das Assembléias de Deus no Nordeste) desde 2004.
*
Conselheiro do CECRE (Conselho de Educação e Cultura Religiosa) da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) nos biênios 1999/2000, 2001/2000 e 2003/2004.
*
Membro do Conselho Consultivo da EETAD (Escola de Educação Teológica da Assembléia de Deus), no período de 2004 a 2006.
*
Membro do Conselho Fiscal da EETAD (Escola de Educação Teológica da Assembléia de Deus), no período de 2007 a 2008.
*
Vice-Presidente do Conselho Fiscal da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) no período 2005/2006.
*
Presidente de Conselho Fiscal da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) no período 2007/2009.
*
Diretor e membro fundador da FATEADAL (Faculdade Teológica da Assembléia de Deus em Abreu e Lima) desde 04 de fevereiro de 2000.
*
Diretor do Educandário Evangélico Neusa Rodrigues.
*
Diretor do Lar Evangélico Estrela de Bethel e do Abrigo de Idosos.
*
Superintendente da Escola Bíblica Dominical no Ministério de Abreu e Lima, no período de janeiro de 1994 a janeiro de 2000.
*
Convidado para ser Paraninfo da Formatura do Curso de Teologia da Igreja Betânia, na cidade de Fortlauderdale, Estado da Flórida nos Estados Unidos, em setembro de 2000.
*
Concluiu o curso de Pós-Graduação em Psicanálise Clínica em 2005.
*
Vice-Presidente da AMEN (Associação Missionária Evangelística do Nordeste) no período de 2000 a 2003.
*
Representou a AMEN na Cruzada Franklin Grahan, da Associação Billy Grahan, na República Dominicana, América Central, no ano 2000.
*
1º Vice-Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Abreu e Lima, no período de 09 de junho de 1997 a 20 de fevereiro de 2004.
*
1º Vice-Presidente e membro fundador da COMADALPE (Convenção Estadual de Ministros da Assembléia de Deus com sede em Abreu e Lima PE) no período 21 de abril de 2000 a 20 de fevereiro de 2004.
*
Em Assembléia Geral Extraordinária realizada no dia 14 de fevereiro de 2004 foi aclamado por unanimidade como Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Abreu e Lima e da COMADALPE (Convenção Estadual de Ministros da Assembléia de Deus com sede em Abreu e Lima-PE), tomando posse em 20 de fevereiro de 2004 perante toda a Igreja e Convencionais, com a presença ainda de Pastores Presidentes da Região Nordeste e do Pr. José Antonio dos Santos, representando o Presidente da CGADB, Pr. José Wellington Bezerra da Costa.
*
Recebeu o Prêmio Destaque Nacional concedido pela Frente Parlamentar Evangélica em Brasília em novembro de 2004.
*
Recebeu o Diploma de Honra ao Mérito conferido pelo Conselho Político Nacional da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) no Rio de Janeiro em 07 de abril de 2005.
*
Vice-Presidente da OAB – PE (Ordem dos Advogados do Brasil) Subsecção do Paulista/PE, 2007 – 2009.
*
Finalmente, membro do Corpo de Cristo, servo do Senhor Jesus e cooperador da obra do Evangelho aqui na terra.

Em 14 de fevereiro de 2004, às 14 horas, teve início a 1ª Reunião Extraordinária da Convenção onde foi encaminhado e aprovado o pedido de jubilação do Pr. Isaac Martins Rodrigues. Os pastores Gedeão Rosa e Francisco Silva propuseram e apoiaram que, observados os aspectos legais do Estatuto da COMADALPE, realizassem a eleição imediatamente. Assim sendo, o Pr. José Flor da Silva, 2º Vice-Presidente, e o Pr. Francisco Silva, Secretário-Adjunto, conduziram o processo.

Como só havia um candidato, o Pr. Roberto José dos Santos foi, conforme o desejo dos 179 ministros presentes, eleito e aclamado por unanimidade. Foi um momento ímpar de grande júbilo e comunhão, onde o Espírito Santo do Senhor foi derramado em meio a brados de louvor, lágrimas, aplausos e abraços. Toda honra e toda glória sejam dadas ao Senhor Jesus!

Às 18 horas do dia 20 de fevereiro de 2004 foi iniciado o Culto de Posse do Pr. Roberto José dos Santos, no Templo Central em Abreu e Lima, o qual foi recebido pelo Ministério e pela Igreja de maneira emocionante. Houve uma manifestação do Espírito Santo de Deus que provocou regozijo em todos os presentes, que não se contendo, aplaudiram efusivamente.

O Pr. José Flor da Silva fez um relatório das atividades do Pr. Isaac Martins Rodrigues em Abreu e Lima, durante os 34 anos e 3 meses em que esteve a frente da Obra do Senhor.
Entre tantos visitantes ilustres, estiveram presentes vários pastores presidentes e representantes: Pr. José Antonio dos Santos-Maceió/AL, Pr. Vírginio José de Carvalho Neto-Aracaju/SE, Pr. José Carlos de Lima-João Pessoa/PB, Pr. Emídio Barbosa de Lima Brito-Campina Grande/PB, Pr. Edmar Rosa-Natal/RN .

O Pr. José Antonio dos Santos, presidente da Convenção em Alagoas, presidente da UMADENE e vice-presidente da CGADB, representou dignamente o ilustre Pr. José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da CGADB, o qual fez algumas considerações sobre a trajetória do Pr. Isaac Martins Rodrigues (Presidente de Honra da COMADALPE), lembrando o árduo trabalho realizado por ele e, ao mesmo tempo, a grande responsabilidade que assume agora o Pr. Roberto José dos Santos, fazendo uma comparação às lideranças de Moisés e Josué (Js. 3.7). Em seguida, diante de um platéia visivelmente emocionada convidou o Pr. Roberto José dos Santos e sua esposa, Ir.ª Iraci Soares de S. Santos, para receber de joelhos a oração de posse na presidência da COMADALPE e da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Abreu e Lima - PE.

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria Ele, e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?" Nm 23.19

Hoje, a COMADALPE é composta de aproximadamente 200.000 pessoas, entre membros e congregados, distribuídos em 700 congregações em todo o Estado de Pernambuco. Conta ainda com 113 pastores, 131 evangelistas, 612 presbíteros e 1.219 diáconos. Na Missão em Equador cerca de 8.000 pessoas, entre membros e congregados, distribuídos em 60 templos.

Trabalhos sociais em plena atividade: Educandário Evangélico Neusa Rodrigues, com cerca de 800 crianças e Lar Evangélico Estrela de Bethel, com cerca de 400 crianças sendo assistidas em convênio com a Compassion Internacional; Abrigo dos Idosos atendendo cerca de 30 idosos; Faculdade Teológica da Assembléia de Deus em Abreu e Lima (FATEADAL). No Equador, 4 Escolas para 800 crianças.

Um comentário:

Anônimo disse...

ola homens de deus como voces estao? e realmente a obra do senhor nao pode parar e voces pastores tem feito isso,tem feito com que a obra do senhor nao pare. e que u senhor jesus abençoe as vossas vidas quero tambem mandar um abraço para meu pastor presidente roberto jose dos santos presidente das assembleia de deus abreu e lima em todo u brasil e pernambuco e a todos meus pastores,presbiteros,evangelista e pastores locais pr. sandro e sua esposa irma netinha e seus filhos jonatas e joao ares sinto-me privilegiado em fazer parte dessa igreja da assembleia de deus abreu e lima em serra talhada na pessoa do pr. sandro lamartini, que deus abençoe a todos... ame