segunda-feira, 4 de maio de 2009

BLOG DO PR. ALTAIR GERMANO: LIVRO REFLEXÕES NA AD EM JOÃO PESSOA-PB

BLOG DO PR. ALTAIR GERMANO: LIVRO REFLEXÕES NA AD EM JOÃO PESSOA-PB

Escola Bíblica em Abreu e Lima

NO PERÍODO DE 17 A 24 DE MAIO DE 2009 SERÁ REALIZADA A COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DA EBO-ESCOLA BÍBLICA DE OBREIROS E 10 ANOS DA AGO-ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA.

Perfil do Pastor Presidente - Roberto Jose dos Santos



Pastor Presidente Roberto José dos Santos

"Antes que te formasse no ventre, eu te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta".

As palavras de Deus dirigidas a Jeremias, são claramente evidenciadas na vida do Pr.Roberto José dos Santos.
Filho de Pedro Ambrósio dos Santos e de Rita Ferreira dos Santos nasceu na cidade de Surubim, interior de Pernambuco, em 18 de maio de 1965.

Desde cedo aprendeu junto com os seus 04 irmãos - Carlos, Carmem, Luis e Honorato - a conviver com as dificuldades da vida, impostas pela ausência do pai em sua criação. Sua mãe, desde então, teve um papel fundamental, tanto em sua formação espiritual, quanto na educacional, conduzindo-o de maneira diligente à igreja e à escola.
Seu aproveitamento escolar foi sempre exemplar, prova disto é que aos 16 anos concluiu o 2o grau e ingressou na Universidade Federal Rural de Pernambuco para cursar Estudos Sociais com Licenciatura em Educação Moral e Cívica.

Aos 17 anos, passava no vestibular pela segunda vez, ingressando na Universidade Católica de Pernambuco para cursar Ciências Jurídicas, na pretensão do Bacharelado em Direito. Aos 18, tentando ingressar na Universidade Federal, passa no vestibular pela terceira vez, ficando lotado na UNICAP onde já estava.

Contudo, aquele que se projetava na vida secular carregava em seu corpo as marcas de Cristo Jesus. Ainda aos 10 anos, em 1975, reivindicava o batismo nas águas, o que foi negado pelo Pastor da Igreja em Surubim, tendo em vista a sua idade. No entanto, mediante sua insistência e intervenção de sua mãe, o Pastor cedeu comentando: “É, irmã Rita, vamos batizá-lo. Não sabemos o futuro deste menino”. E em 7 de setembro de 1975, descia às águas batismais, tornando-se membro da igreja, aos 10 anos de idade.

Dez anos mais tarde, em 27 de dezembro de 1985, quando ia orar para dormir, ouviu a voz de alguém chamar pelo seu nome. Ao abrir a porta para saber quem era, não via a ninguém. Retornou ao quarto, e quando se ajoelhava recebeu o batismo com Espírito Santo e com fogo.

Sua infância foi na escola e no trabalho. Aos 7 anos confeccionava colchões de capim para ajudar na manutenção da família. Porém, em sua maturidade precoce, aos 23 anos assumia o cargo de Diretor Administrativo do Colégio Decisão, em Recife.

Em 1982 conhece a jovem Iraci Soares de Souza com quem começa a compartilhar grandes experiências e planos para um futuro feliz. Em 30 de maio de 1987, casou-se na congregação de Paratibe II, cujo celebrante foi o então Ev. Luiz Gonzaga. Deste matrimônio nasceram: Rebeca Lucena, hoje com 17 anos, e Roberta Lucena e Rafaela Lucena, gêmeas, hoje com 16 anos.

Em 1988, passou no concurso vestibular pela quarta vez, desta feita na Universidade Federal de Pernambuco, onde em 5 de agosto de 1992 concluiu o curso de Bacharel em Direito, e submetendo-se aos testes da Ordem dos Advogados do Brasil, recebeu a inscrição como Advogado.

Alcançou posição de alta responsabilidade na área secular como Procurador Jurídico da Câmara de Vereadores da Cidade do Paulista. As provas foram grandes e angustiantes, mas necessárias para justificar a chamada que estava por vir:

*
Cooperou como Professor de jovens e de adolescentes, Dirigente da Escola Bíblica Dominical e como Vice-Dirigente da UMADAL em Paratibe II.
*
Auxiliar de trabalho da lista oficial em 23 de abril de 1989.
*
Consagrado ao Diaconato da Igreja em 25 de fevereiro de 1990.
*
Dirigente da CEADAL em Paratibe III de 1990 a l991.
*
Consagrado ao Presbitério em 10 de fevereiro de 1991.
*
Consagrado ao ministério de Evangelista em 28 de fevereiro de1992.
*
Dirigente da Escola Bíblica Dominical do Templo Central em Abreu e Lima, no período de 1991 a 1994.
*
Estudou Teologia na Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus no Brasil, concluindo em 1995.
*
Mestrando em Teologia – Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste, 2007.
*
Idealizador e implantador do CABEDAL (Curso de Aperfeiçoamento Básico da Escola Bíblica Dominical em Abreu e Lima).
*
Secretário-Tesoureiro do Núcleo 761 da EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus), desde setembro de 1991.
*
Consagrado a Pastor em 13 de fevereiro de 1994.
*
Conferencista do 1º ENCONTRO NACIONAL DE SUPERINTENDENTES DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL, ministrado no Rio de Janeiro em 1996.
*
Responsável pela congregação em Cruz de Rebouças I, em Igarassu, de 17 de outubro de 1996 até 31 de dezembro de 1999.
*
Membro do Conselho Consultivo da UMADENE (União dos Ministros das Assembléias de Deus no Nordeste), no período de 1998 a 2003.
*
Membro do Conselho de Ética da UMADENE (União dos Ministros das Assembléias de Deus no Nordeste) no ano de 2004.
*
4º Secretário da Mesa Diretora da UMADENE (União dos Ministros das Assembléias de Deus no Nordeste) desde 2004.
*
Conselheiro do CECRE (Conselho de Educação e Cultura Religiosa) da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) nos biênios 1999/2000, 2001/2000 e 2003/2004.
*
Membro do Conselho Consultivo da EETAD (Escola de Educação Teológica da Assembléia de Deus), no período de 2004 a 2006.
*
Membro do Conselho Fiscal da EETAD (Escola de Educação Teológica da Assembléia de Deus), no período de 2007 a 2008.
*
Vice-Presidente do Conselho Fiscal da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) no período 2005/2006.
*
Presidente de Conselho Fiscal da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) no período 2007/2009.
*
Diretor e membro fundador da FATEADAL (Faculdade Teológica da Assembléia de Deus em Abreu e Lima) desde 04 de fevereiro de 2000.
*
Diretor do Educandário Evangélico Neusa Rodrigues.
*
Diretor do Lar Evangélico Estrela de Bethel e do Abrigo de Idosos.
*
Superintendente da Escola Bíblica Dominical no Ministério de Abreu e Lima, no período de janeiro de 1994 a janeiro de 2000.
*
Convidado para ser Paraninfo da Formatura do Curso de Teologia da Igreja Betânia, na cidade de Fortlauderdale, Estado da Flórida nos Estados Unidos, em setembro de 2000.
*
Concluiu o curso de Pós-Graduação em Psicanálise Clínica em 2005.
*
Vice-Presidente da AMEN (Associação Missionária Evangelística do Nordeste) no período de 2000 a 2003.
*
Representou a AMEN na Cruzada Franklin Grahan, da Associação Billy Grahan, na República Dominicana, América Central, no ano 2000.
*
1º Vice-Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Abreu e Lima, no período de 09 de junho de 1997 a 20 de fevereiro de 2004.
*
1º Vice-Presidente e membro fundador da COMADALPE (Convenção Estadual de Ministros da Assembléia de Deus com sede em Abreu e Lima PE) no período 21 de abril de 2000 a 20 de fevereiro de 2004.
*
Em Assembléia Geral Extraordinária realizada no dia 14 de fevereiro de 2004 foi aclamado por unanimidade como Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Abreu e Lima e da COMADALPE (Convenção Estadual de Ministros da Assembléia de Deus com sede em Abreu e Lima-PE), tomando posse em 20 de fevereiro de 2004 perante toda a Igreja e Convencionais, com a presença ainda de Pastores Presidentes da Região Nordeste e do Pr. José Antonio dos Santos, representando o Presidente da CGADB, Pr. José Wellington Bezerra da Costa.
*
Recebeu o Prêmio Destaque Nacional concedido pela Frente Parlamentar Evangélica em Brasília em novembro de 2004.
*
Recebeu o Diploma de Honra ao Mérito conferido pelo Conselho Político Nacional da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) no Rio de Janeiro em 07 de abril de 2005.
*
Vice-Presidente da OAB – PE (Ordem dos Advogados do Brasil) Subsecção do Paulista/PE, 2007 – 2009.
*
Finalmente, membro do Corpo de Cristo, servo do Senhor Jesus e cooperador da obra do Evangelho aqui na terra.

Em 14 de fevereiro de 2004, às 14 horas, teve início a 1ª Reunião Extraordinária da Convenção onde foi encaminhado e aprovado o pedido de jubilação do Pr. Isaac Martins Rodrigues. Os pastores Gedeão Rosa e Francisco Silva propuseram e apoiaram que, observados os aspectos legais do Estatuto da COMADALPE, realizassem a eleição imediatamente. Assim sendo, o Pr. José Flor da Silva, 2º Vice-Presidente, e o Pr. Francisco Silva, Secretário-Adjunto, conduziram o processo.

Como só havia um candidato, o Pr. Roberto José dos Santos foi, conforme o desejo dos 179 ministros presentes, eleito e aclamado por unanimidade. Foi um momento ímpar de grande júbilo e comunhão, onde o Espírito Santo do Senhor foi derramado em meio a brados de louvor, lágrimas, aplausos e abraços. Toda honra e toda glória sejam dadas ao Senhor Jesus!

Às 18 horas do dia 20 de fevereiro de 2004 foi iniciado o Culto de Posse do Pr. Roberto José dos Santos, no Templo Central em Abreu e Lima, o qual foi recebido pelo Ministério e pela Igreja de maneira emocionante. Houve uma manifestação do Espírito Santo de Deus que provocou regozijo em todos os presentes, que não se contendo, aplaudiram efusivamente.

O Pr. José Flor da Silva fez um relatório das atividades do Pr. Isaac Martins Rodrigues em Abreu e Lima, durante os 34 anos e 3 meses em que esteve a frente da Obra do Senhor.
Entre tantos visitantes ilustres, estiveram presentes vários pastores presidentes e representantes: Pr. José Antonio dos Santos-Maceió/AL, Pr. Vírginio José de Carvalho Neto-Aracaju/SE, Pr. José Carlos de Lima-João Pessoa/PB, Pr. Emídio Barbosa de Lima Brito-Campina Grande/PB, Pr. Edmar Rosa-Natal/RN .

O Pr. José Antonio dos Santos, presidente da Convenção em Alagoas, presidente da UMADENE e vice-presidente da CGADB, representou dignamente o ilustre Pr. José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da CGADB, o qual fez algumas considerações sobre a trajetória do Pr. Isaac Martins Rodrigues (Presidente de Honra da COMADALPE), lembrando o árduo trabalho realizado por ele e, ao mesmo tempo, a grande responsabilidade que assume agora o Pr. Roberto José dos Santos, fazendo uma comparação às lideranças de Moisés e Josué (Js. 3.7). Em seguida, diante de um platéia visivelmente emocionada convidou o Pr. Roberto José dos Santos e sua esposa, Ir.ª Iraci Soares de S. Santos, para receber de joelhos a oração de posse na presidência da COMADALPE e da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Abreu e Lima - PE.

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria Ele, e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?" Nm 23.19

Hoje, a COMADALPE é composta de aproximadamente 200.000 pessoas, entre membros e congregados, distribuídos em 700 congregações em todo o Estado de Pernambuco. Conta ainda com 113 pastores, 131 evangelistas, 612 presbíteros e 1.219 diáconos. Na Missão em Equador cerca de 8.000 pessoas, entre membros e congregados, distribuídos em 60 templos.

Trabalhos sociais em plena atividade: Educandário Evangélico Neusa Rodrigues, com cerca de 800 crianças e Lar Evangélico Estrela de Bethel, com cerca de 400 crianças sendo assistidas em convênio com a Compassion Internacional; Abrigo dos Idosos atendendo cerca de 30 idosos; Faculdade Teológica da Assembléia de Deus em Abreu e Lima (FATEADAL). No Equador, 4 Escolas para 800 crianças.

Homosssexuais e a CNBB

Homossexuais podem ser padres se forem celibatários, diz bispo da CNBB
em 03/05/2009 09:00:00

O vice-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Luís Soares Vieira, disse nesta sexta-feira (30), após encerramento da 47ª Assembleia Geral da CNBB, em Indaiatuba (SP), que tanto os heterossexuais quanto os homossexuais que desejam ser padres devem respeitar a lei disciplinar do celibato e da castidade.

O documento Diretrizes para a formação dos presbíteros, aprovado ontem durante a assembleia e que será submetido à autorização do papa Bento XVI antes de ser divulgado, fala, no campo da sexualidade, de "possíveis distúrbios incompatíveis com o sacerdócio".

"Os homossexuais para nós são pessoas humanas. Eles têm, vamos dizer, essa constituição, então devem ser tratados como gente, com respeito. Agora, o que acontece: o que se exige do heterossexual, o celibato, para ser padre, se exige também do homossexual. Se ele for entrar no sacerdócio, ele tem de viver o celibato e a castidade", afirmou dom Luís. "E aí, naturalmente, nós estamos estudando e ajudando a pessoa a entender que às vezes ela também não tem esse dom do celibato. Mas que devemos tratar com dignidade, sem discriminação os homossexuais, sem dúvida nenhuma. São seres humanos, são filhos de Deus e merecem todo o respeito.

O bispo reiterou a importância da preparação dos católicos para a igreja, e a necessidade do celibato e castidade na formação presbiteral, tema central do encontro que reuniu, nos últimos dez dias, 330 bispos brasileiros. "O celibato não é uma lei divina. É uma lei disciplinar. Temos na igreja católica apostólica romana alguns ritos em que os padres se casam. Agora, no rito latino, que é nosso rito no Brasil, quem quiser ser sacerdote, presbítero, tem de fazer opção pela vida celibatária e viver dentro da castidade. E isso nem todos têm como proposta de vida, tem pessoas que não foram feitas para isso", afirmou dom Luís.

Os bispos elaboraram documento, durante a assembleia, sobre a necessidade de formação e iniciação cristã. "Hoje a pessoa escolhe a religião, então temos de entender essa mudança de tempo, de realidade, e mostrar aos nossos católicos que eles têm de fazer uma opção pela nossa igreja, uma opção consciente, saber qual é o fundamento", afirmou o vice-presidente da CNBB.

No ano que vem, a CNBB realizará seu encontro em Brasília, onde também será realizado o 16º Congresso Eucarístico Nacional. A partir de 2011, a assembleia dos bispos será realizada no Santuário de Aparecida (SP).

Fonte: Agência Estado

Obama é abençoado pelo pastor na posse

Gays criticam Obama por escolha de pastor para sua posse


Rick Warren defendeu o ’sim’ no referendo que definiu que união só pode existir entre homem e mulher.

Os ataques mais fortes a Barack Obama, a 26 dias da sua posse, não vêm da direita republicana, que tentou sem muito entusiasmo, e nenhum sucesso até agora, buscar alguma ligação do presidente eleito com o escândalo da tentativa de venda da vaga de senador por Illinois (deixada pelo próprio Obama) pelo governador democrata Rod Blagojevich. Surpreendentemente, o fogo contra Obama é amigo e está vindo do movimento gay, um segmento do eleitorado afinadíssimo com o discurso de tolerância do primeiro presidente negro dos Estados Unidos. A causa básica é que Obama escolheu o pastor californiano Rick Warren para pronunciar uma oração na sua cerimônia de posse.

O problema é que Warren fez uma campanha acirrada pelo vitorioso voto no “sim” num referendo na Califórnia (simultâneo à eleição presidencial), que emendou a Constituição do Estado para explicitar que o casamento tem de ser consumado entre um homem e uma mulher - o que, na prática, eliminou o casamento entre parceiros do mesmo sexo, embora estes continuem a ter o direito de contrair a chamada “parceria doméstica”, que cria quase todos os direitos e deveres legais do casamento.

A briga judicial e política entre defensores e oponentes do casamento gay na Califórnia é antiga e complexa, mas em maio uma decisão da Suprema Corte Estadual (efetivada em junho) foi favorável aos primeiros, levando a uma onda de 18 mil casamentos entre parceiros do mesmo sexo no Estado. A decepção e o amargor do movimento gay americano com a derrota na Proposição 8, portanto, foi profunda. Daí a reação contrariada - ou até mesmo irada, em alguns casos - ao anúncio por Obama de que Warren iria participar da posse.

Num artigo no Washington Post, o colunista Richard Cohen informou que a sua irmã, lésbica que militou intensamente na campanha de Obama, havia cancelado a festa programada para o dia da posse. Para Denis Dilson, do Fundo Gay e Lésbico da Vitória, uma organização de apoio a candidatos homossexuais, a escolha de Warren “foi como um duplo soco no estômago”. Um fator agravante são comparações que Warren fez entre a sexualidade gay e o incesto, das quais recuou explicitamente em declarações nos últimos dias.

(Fonte: Estadão)

Caos em Jaboatão - Prédio Interditado

Prédio interditado em Jaboatão
Pânico // Moradores deixaram os seus apartamentos depois que ouviram estalos e viram pedaços do reboco caindo


Pesar, tristeza, revolta e, por incrível que pareça, conformação. Os sentimentos se misturavam entre os moradores do bloco 155 do Conjunto Muribeca, um aglomerado de edifícios populares em Jaboatão dos Guararapes, onde não faltam histórias de prédios condenados.

Bloco 155 foi desocupado e avaliado ontem por equipe da Defesa Civil do município, que condenou a estrutura cheia de rachaduras e com um afundamento de dez centímetros. Foto: Inês Campelo/DP/D.A Press
Até sábado, dos 70 blocos inaugurados em 1982, um havia sido demolido e cinco interditados. Ontem, o de número 155 entrou para a segunda estatística, com altas chances de ir ao chão. Pela manhã, alguns dos mais de 94 moradores olhavam, do lado de fora, a edificação que horas antes começara a sucumbir. Muitos tinham no semblante um lamentar resignado de quem parecia saber que um dia isso ia acontecer. Por volta das 0h de ontem, o desespero tomou conta das 32 famílias que ali moravam. Muitos dormiam. Despertaram com os estalos ou gritos dos vizinhos. Para quem havia se deitado na noite anterior com a certeza de que estava tudo bem, abrir a porta de casa nessa madrugada foi o mesmo que entrar acordado em um pesadelo.

Fendas surgiram nas paredes, chão etetos. A parte do prédio que fica voltada para a avenida principal afundou dez centímetros, inclinando-se na direção do bloco 125. Nas paredes, as rachaduras tinham até cinco centímetros de espessura. O risco de desabamento atingiu o ponto mais alto de uma escala que vai de um a quatro, em ordem crescente de perigo. E mesmo sem um laudo definitivo, a equipe de Defesa Civil do município já previa o pior. Há risco de pelo menos uma parte do bloco 155 precisar ser demolida. Caso aconteça, levará junto sonhos e histórias de gente que juntou as economias ou fez empréstimos para investir no que, para muitos, parecia um bom negócio. Um apartamento no local custa entre R$ 8 mil e R$ 14 mil. Ninguém ficou ferido.


A moradora Verônica Gomes comprou um apartamento no prédio há apenas 15 dias e ficou desesperada. Foto: Inês Campelo/DP/D.A Press
Sem sono, Maria do Carmo da Silva, 62 anos, levantou, tomou uma xícara de café e foi encostar-se à janela de sua sala, no apartamento 203, que fica no 1° andar da parte que afundou, para fumar um cigarro. "Ouvi um barulho grande. Achei que estavam jogando pedras no telhado. Quando levantei os olhos, vi pedaços pesados de reboco caindo", disse. Foi quando ela começou a gritar: "Meu Deus do céu, o bloco está desabando". Aos berros, ela, o marido de 74 anos, uma filha de 40 e uma neta de 9 anos desceram as escadas, avisando os vizinhos. Assustada, a neta Mariana saiu de calcinha, enrolada num lençol, quando lembrou do seu cachorrinho Apolo e voltou para pegá-lo. Uma das filhas de Maria estava inconformada. Segundo Valderez de Lima, 42 anos, há cerca de três meses uma equipe da Defesa Civil havia vistoriado a edificação durante um trabalho de avaliação que previa a análise de 1,2 mil imóveis em Jaboatão. O resultado, segundo ela, seria cômico se não fosse triste. "Disseram que este era um dos melhores blocos do conjunto. Que a rachadura do quarto do meu pai não era nada", contou.

O afundamento do bloco levou a Defesa Civil a interditar sete construções (garagem, salão de beleza e comércios) que ficam ao lado do edifício e a recomendar que os moradores de duas casas e dos 16 apartamentos de uma parte do bloco 125 saiam por pelo menos três dias. "Se em 48 horas, o bloco mostrar que estacionou (não está mais afundando), o pessoal recomendará o retorno", contou o coordenador da Defesa Civil do município, Artur Paiva. Ele disse que não sabia do resultado da vistoria citada por Valderez. Verônica Gomes, 43, é dona de uma garagem interditada e do apartamento 302 do bloco 155. A compra foi feita há apenas 15 dias e custou R$ 14 mil. "Eu estava dormindo. Peguei a TV e o som e desci. Estou aqui desesperada", disse. "Às 20h, fomos dormir e não tinha nenhuma rachadura. Acordei com a vizinha batendo na porta e dizendo que o prédio ia cair", afirmou Helga da Silva, que morava com o marido e o filho de 10 anos no local. (Juliana Colares).