quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Somalia sofre com fome - País da Semana


Publicado em 22/08/2011
População sofre com a fome natural, porém precisa sentir fome por Deus

Capital: Mogadíscio.
Localização: Leste da África.
Idioma: Árabe e somali (oficiais).
Religião: Islamismo (99,8%).
Restrições: Conversões podem ser punidas com prisão ou morte e os fundamentalistas perseguem constantemente os cristãos.

Em Mateus 24.7 Jesus alerta ao mundo sobre o fim dos tempos: “Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores.” A Somália e os países localizados na região semiárida, denominada Chifre da África, estão enfrentando tempos de carestia intensos, em que a esperança de terem um prato de comida está cada vez mais distante. Além da seca, a falta de assistência dos governos africanos ao seu povo, têm provocado desespero e mortes. 

Cinco regiões somalis estão em situação de emergência humanitária. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) 3,2 milhões de somalis, cerca de um terço da população do país, precisam de assistência imediata para sobreviver. Estimativas apontam que nos últimos 90 dias 29 mil crianças, abaixo dos cinco anos de idade, morreram de fome no sul do país. A Grã-Bretanha pronunciou que teme pela morte de 400 mil crianças se a comunidade internacional não intensificar o combate à fome no país. Estima-se que diariamente outros 1.500 somalis chegam ao Quênia, país vizinho que está abrigando cerca de 440 mil refugiados em acampamentos na cidade de Dadaab, região nordeste do país. E mais de 100 mil somalis buscam refúgio na capital, Mogadíscio, em busca de água e comida, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem provocado uma epidemia de cólera pelo país. 

O passado dos somalis foi marcado por constantes conflitos e uma sangrenta guerra civil durante a década de 1990, quando rebeldes derrubaram o governo ditatorial que regia o país desde a independência, na década de 1960. A economia do país está desde então arrasada e a Constituição suspensa até hoje. Três situações influenciam diretamente na situação de carência desse povo e refletem a realidade da fome na África: a desunião dos povos, a atuação das milícias islâmicas e as tensões com a Etiópia pela posse do deserto de Ogaden, que já pertenceu à Somália, mas hoje é de dominação etíope. A falta de ajuda mútua entre os países africanos e a corrupção do grupo governante Al Shabab, ligados a Al-Qaeda (grupo terrorista islâmico), são responsáveis pela tragédia da carestia no país. 

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.” (2 Crônicas 7. 14-15.) Maioria muçulmana, a população da Somália ainda não conhece à Cristo, e seus corações precisam ser voltados para Deus. Os fundamentalistas islâmicos perseguem os poucos cristãos somalis (entre 0,2% da pop.), que, segundo a Missão Portas Abertas, são ameaçados de morte e temem por suas vidas e de seus familiares. Muitos vivem o conflito de ou manter sua fé em segredo ou declarar-se abertamente, compartilhar e pregar sobre Jesus. Para enfrentar as dores dos últimos dias, é necessário que as nações se prostrem aos pés do Senhor e sejam fortalecidas e reparadas para a vinda de Cristo. Até hoje, o que os somalis conhecem é a fome da ausência de alimento para o corpo debilitado e desnutrido que têm, e a única água que eles almejam é a que “mata” a sede de suas bocas. Mas o que eles ainda não sabem é que o socorro para a fome e sede que têm vem de Deus. E enquanto não tiverem fome e sede por Deus eles nunca serão completamente saciados, felizes e saudáveis. 

Por isso, clame pela somália
? Para que o Senhor faça cessar a seca e os campos deem seus frutos;
? Interceda pelas crianças que sofrem mais com a miséria do país;
? Profetize a salvação dos somalis e o fim da perseguição ao Cristianismo;
? Peça a Deus que envie missionários e os capacite a serem ousados e cheios de autoridade no meio do povo;
? Ore para que os países africanos sejam unidos e se importem cada vez mais com seus vizinhos;
? Clame ao Senhor que interfira na economia e na política do país levantando líderes tementes e responsáveis pelo povo;
? Abençoe as famílias e profetize fome e sede por Jesus.

Nenhum comentário: